29 outubro, 2006

MUJERES


Tive dias que foram mais que de cão
foram mitológicos
coisas de tártaros
astrolábios
pigmalião

não ouve cimento
estrutura
nem pilar
cadeado
foi preciso chorar
expulsar o endemoniado
foi preciso escrever
tecer algum fio pra enforcar o endiabrado

foram dias de lúcifer
de tristão
saudades de um elo perdido
uma ilha parnaso

foi preciso algum laço
pra acordar o endiabrado

Não teve cristo
nem deus
nem ninfos
nem zeus
não teve igreja universal
nem açucar
nem sal

não teve soma
nem bio
eletrochoque
piada
foi preciso chorar rios
escrever linhas
incalculadas

Camille claudel foi internada em1913 num asilo psiquiátrico,morreu em 1943 vítima do tratamento psiquiátrico de seu tempo e do abandono familiar.Tive a felicidade de ver a exposição de camille em 1998 no MAM em São paulo,é de chorar e morrer de ódio, daquele Paul Claudel, seu irmão que nada, fez para mudar a situação.

posted by mamaezinha querida- CRIS

A Cris é uma grande poeta, cantora, atriz e educadora. Mulher de garra, amiga das horas ruins e de farra. Já rimos e choramos muito pelas ruas e praias e cidades por aí. Já trabalhamos juntas, bebemos, viajamos, saímos. Vi ela amar, casar, separar, casar,sofrer, parir, cessar e nunca para de gestar. Mulher de idéias próprias, sem vergonha, mulher vadia como eu, que gosta de se putiar com as palavras e nunca desiste do amor. Convidei ela para escrever comigo, por que às vezes canso de mim, sabe? Temos um projeto com o Paulo, que é artista plástico amado, de produzir juntos por aqui. Quem sabe rola, quem sabe não. São tantas vontades, idéias e às vezes, mal conseguimos nos ver. Mas, os aniversários são sagrados e consagrados. Por isso, meus bens, tô esperando vocês.
Quanto à Camille, eu visitei o museu do Rodin e acontece uma coisa muito louca. As obras dela estão por lá, espalhadas e não se sabe o que é mais lindo. Um dos maiores motivos dela enlouquecer foi não ter tido o reconhecimento como artista. Sabem como é, o mundo já foi mais falocentrico do que é hoje. Mas, muitas grandes criaturas enlouqueceram e só foram reconhecidas mais tarde. Afinal, buscamos isso, seja aqui, nesse humilde espaço virtual, seja no mundão por aí afora.
Thanks Cris, por tua poesia e teu olhar que sempre melhora o meu!
 Posted by Picasa

1 Comments:

Blogger Blogdoumbertinho,blogspot said...

Só tu pra me fazer feliz, nesta TPM de cão.
Vc viu crianças invisíveis?
fiquei com vontade de escrever algo sobre aquilo,depois nos falamos.
beijos

19:00  

Postar um comentário

<< Home