24 outubro, 2006

GRANDES HISTÓRIAS NA CULTURA



GRANDES HISTÓRIAS NA CULTURA
Entrada Franca

DOM CASMURRO, de Machado de Assis

com Flávio Azevedo e Lucia Serrano Pereira

Dia: 26 de outubro (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country – Av. Túlio de Rose, 80 – Loja 302)

Realização: Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Livraria Cultura e Pós-Graduação em Letras da UFRGS

Considerada a obra-prima de Machado de Assis e um dos romances mais famosos da literatura brasileira, Dom Casmurro é o tema da última edição deste ano do Grandes Histórias na Cultura em 26 de outubro (quinta-feira), às 20h, na Livraria Cultura. O professor de Literatura Flávio Azevedo e a psicanalista Lucia Serrano Pereira são os debatedores desta edição.

Na opinião de Flávio Azevedo, o que há de mais fascinante em Dom Casmurro é o narrador criado por Machado, Bento Santiago, que, com o pretexto de narrar a história de sua vida, tenta elaborar a dúvida da traição, afirmando a certeza: “O personagem expõe suas fragilidades e inseguranças, acusa o ciúme, ao mesmo tempo em que dirige-se ao leitor como quem busca a absolvição na hora da confissão”.

Lucia Serrano Pereira destaca a presença de um fundo de mal-estar na narrativa ficcional das memórias de Dom Casmurro, que tem como articulação importante a voz de seu narrador, incerto, moderno. A psicanalista lembra que, pelo viés da psicanálise, a temática do mal-estar é a via pela qual Freud interroga a condição do homem na cultura: “Encontramos em Dom Casmurro as questões da subjetividade que concernem à angústia, ao estranhamento, ao real que temos, cada um, que dar conta na vida cotidiana, tramada com as ficções que nos constituem”.

2 Comments:

Blogger Laura Varga Levy said...

Prima!
Fui te deixar um recadinho no orkut e descobri teu blog. Vim dar uma espiadinha...
Posso linkar teu blog no meu?
Beijos

21:24  
Blogger Laura Varga Levy said...

www.lekso.blogspot.com

21:24  

Postar um comentário

<< Home