01 agosto, 2006

Gatos e gateiros


Têm alguns gateiros famosos: O Ferreira Gullar, que tem um "Gato chamado Gatinho" e fez um livro infantil com esse nome. O Gatinho é a cara da Tábata, essa aí de cima, de rabo arrepiado. Também parece com a Ágata. Mas elas são irmãs siamesas, só podiam ser parecidas.
Tem o T. S. Eliot, que acho que pouca gente sabe (quem me contou foi o Celso, que é um poeta prá lá de bem informado) que a peça The Cats é fruto de um livro dele, escrito para crianças. E se transformou nesse sucesso, que nunca sai de cartaz em Nova York. O livro eu tive, emprestei, não me devolveram. Um desses traumas que a gente demora a se recuperar.
Depois tem os gatófilos amigos: O Pio, a Cacau, a Ticcia, a Kátia, o Dé, A Elenice, o Iran, a Fe, a Angélica, a Fátima, o Langone e o Pedrinho, o Nilvo, que levou os gatos de Brasília até Nairobi!
Nesses dias frios, as minhas gatas viram bolinhas enroscadas no edredon. Da cama para o armário, esse é o intinerário. Quem não queria ser gato nesse frio arredio? Eu queria!

Elaine